sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje gostaria de registrar um desabafo...
Sou professora desde os 18 anos, hoje estou com 30. Nesta década e pouco me deparei com situações tristes, inusitadas, engraçadas, rídiculas, coléricas e trágicas.
Vi meninas se perdendo nos caminhos tortuosos e dourados da vida; jovens envelhecidos sob o peso do vício; adolescentes em caixões preparados pelas pastas de cocaína; avós desesperadas com seus netos abandonados pela pessoa que saiu de seu ventre...Infelizmente o mal nos marca mais profundamente que o bem!
Ainda hoje me sinto, por diversas vezes, perdida. O que dizer ao garoto que falta aula porque o pai sai todo dia pra trabalhar e ele fica sozinho sem ninguém para tomar conta dele? Como explicar por que as mães morrem a este menino, distraido, com olhar distante de quem foi esquecido num lugar estranho e ainda espera voltar pra casa?
O que dizer a minha colega professora que sente pânico em enfrentar uma sala de aula depois de décadas de ofensas, desrespeito, decepção, luta por melhores condições de trabalho sem nunca consegui-las? Como mostrar-lhe a fragilidade do jovem que ataca, que grita, que é grosseiro com quem recebe para "tentar" mostrar-lhe os muitos caminhos que o levam a ser um cidadão?
E, Meu Deus, mostre-nos o que dizer a menina de 14 anos que todos os dias vai a escola, faz as tarefas, pergunta, respira, sai para o recreio e guarda a sete chaves em seu coração o medo e a certeza de que ao voltar pra casa vai mais uma vez ser molestada pela pessoa que a pôs no mundo??? O que a gente diz PAI ao olhar dentro dos olhos de uma criança e ver a dor e o medo de ser estuprada dentro de casa pelo próprio pai, repetidas vezes, enquanto a mãe dorme ou trabalha, dividindo tarefas com o homem com gerou seus filhos???!!!!!
O que fazer? O que dizer? Como dormir tranquila a noite?
Tenho medo, muito medo de ter filhos e colocá-los neste mundo sem saber em quem confiar! Um mundo que se apresenta sem maquiagem, sem políticos sorridentes e, muitas vezes, sem finais felizes nos bancos duros e gastos das escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário