quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


Família Araújo


Noite chuvosa...Em dias assim a solidão é quase palpável.
Bateu uma saudade do meu quartinho escuro e familiar na casa dos meus pais. O que será que estão fazendo os meus neste exato momento?
Minha mãe, agitada como sempre, deve estar lavando vasilha e assistindo novela. Cada coisa num cômodo, acontecendo simultaneamente, como ela faz tão bem.
Meu pai deve estar sentado no seu sofá favorito com os pés pra cima, pedindo pro meu sobrinho, Pedro ficar quieto um pouquinho pra ele poder ouvir o que estão dizendo na novela(não que ele assista!De maneira alguma!rsrs).
Minha irmã ainda de férias(sortuda!) deve estar com o celular na mão mandando mensagem pro bem com um olho no Pedro, meio olho na tv e a outra metade no aparelho.
Na casa da frente, mesmo quintal, estão minhas tias: Gorete, Fia e Cícera. Gorete, minha tiazinha down (ai de nós sobrinhas se nos atrevermos a chamá-la de tia!) deve estar com seu celular na mão, esperando tia Cícera voltar das aulas que ministra a noite e alguém ligar pra ela pra conversar...Perai...Estou ligando...(Boa noite, Gogó!Foi bom falar com você!)
Minha tia Fia ,eu sabia, estava sentada em frente a tv, cochilando. Ela não sabe mais o que fazer da sua vida! Auxiliar de enfermagem aposentada passou a vida cuidando de estranhos e familiares: Primeiro meu avô, Pedro que já se foi há tantos anos, alegria da minha infância (que saudade!), depois minha avó, Maria José, dona dos meus primeiros esboços (ah, vó!Inventei tantas historinhas pra senhora!) e por último há poucos meses, minha bisavó, Ana que enterrou quase todos seus filhos, muitos netos...Foram 112 anos de vida. Vida longa carregadinha de frutos!
Minha família! Tão perto e tão longe.
Cai chuva, lava minha casa vazia, minha solidão, minhas lágrimas teimosas e lava também a casa dos meus pais, das minhas tias, nossas lembranças partilhadas, nossas dores não partilhadas, pois amanhã o horizonte estará mais limpo que hoje, o céu mais azul e mais azul, também nossa esperança.

Te amo Família Araújo. Boa noite, meus amores!




Um comentário: